Inspiração Animal #Construtora#Empreiteira#Telhadista #Construção#Reforma#Manutenção#Ampliação #Residencial#Comercial#Industrial
Escola no interior de São Paulo copia girafa amarela de projeto francês
Até que ponto pode a arquitetura beber de referências sem ser considerada uma cópia de outro edifício? Essa é uma discussão que levanta opiniões diversas e controversas que nos fazem refletir sobre a questão dos direitos autorais de uma obra e lembrar das infames cópias arquitetônicas produzidas nos últimos anos na China, que mimetizam desde edifícios emblemáticos até a capital francesa.
No Brasil, talvez o caso mais espalhafatoso seja a curiosa cópia do projeto para o Centro de Cuidados Infantis Giraffe, do escritório Hondelatte Laporte Architectes, construído na cidade de Boulogne-Billancourt, França, em 2012. A enorme girafa amarela no térreo atravessa um grande volume branco e surge na cobertura do edifício, saudando quem passa na rua e atestando a literalidade do nome do projeto.
A cópia brasileira se encontra na cidade de Artur Nogueira, estado de São Paulo, e abriga uma escola de ensino infantil e fundamental. À semelhança do projeto francês, o edifício brasileiro conta com a lúdica presença da girafa amarela que, tal qual o outro caso, também atravessa um volume prismático branco do edifício e expõe sua cabeça na cobertura.
O caso, além de surpreender, faz rir e corrobora o debate acerca do que pode ser considerado referência e inspiração e a tênue linha que separa isso do plágio. Conhece outras obras no Brasil que "se inspiram demais" em outros projetos? Escreva na seção de comentários a seguir.
Fonte: archdaily.com.br
Comentários
Postar um comentário
Muito Obrigado!!
Retornaremos o contato o mais breve possível.
Sua Mensagem foi enviada com sucesso.