Pular para o conteúdo principal

Busca pela conscientização sobre o bambu como material de construção #Construtora#Empreiteira#Telhadista #Construção#Reforma#Manutenção#Ampliação #Residencial#Comercial#Industrial

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

  • 12:00 - 22 Fevereiro, 2018
  •  
  • por 
  •  
  • Traduzido por Eduardo Souza


  • O uso do bambu na construção ainda não é generalizado. Esta é a razão pela qual Eleana Jamil propõe o uso deste material sustentável em diferentes configurações, resultando em uma estrutura resistente, leve e permeável.
    Este projeto, um pavilhão urbano na Malásia, construído principalmente com anéis circulares de bambu, explora as diferentes possibilidades do material linear com uma variedade de medidas e
    tipos de junções.
    Da equipe de projeto: Um pavilhão feito de anéis de bambu foi projetado e construído em colaboração com a UNHabitat para o Fórum Urbano Mundial 2018, que a cidade de Kuala Lumpur hospedou de 7 a 13 de fevereiro de 2018. Situado em uma praça aberta e tranquila próxima ao Rio Klang, em uma das partes mais antigas da cidade, a estrutura de bambu pretende aumentar a conscientização sobre o material sustentável nas estruturas de construção. Apesar da crescente popularidade do material local, seu uso na construção ainda não é generalizado.
    Nosso projeto é composto por quatro paredes de bambu que encerram um espaço de 4 metros por 4 metros de planta. As paredes são cobertas com anéis de 100 mm de comprimento cortadas de colmos de bambu que sobraram de projetos anteriores. Painéis coloridos semi-translúcidos, aludindo às cores das metas de sustentabilidade da ONU, cobrem alguns dos anéis de bambu de forma aleatória. Os painéis coloridos emitem alguma luz e, como janelas coloridas, iluminam o espaço interno com um interessante jogo de cores. Uma abertura central na cobertura cria um pátio no centro, onde uma planta de bambu é colocada.
    O pavilhão de bambu também é conhecido como "Cérebros urbanos", onde atuará como uma incubadora de ideias para projetos urbanos sustentáveis. Os visitantes são encorajados a expressarem suas visões para uma cidade melhor, escrevendo-os sobre os anéis coloridos de bambu. No final do fórum, o pavilhão - completamente preenchido com as propostas das pessoas - será movido para diferentes partes da cidade.
    Banquetas de bambu projetadas a partir de colmos curtos ligados com cordas de rattan são colocados dentro e fora do pavilhão, permitindo que os visitantes se sentem, aproveitem o espaço e participem de programas organizados pela UNHabitat.
    Fonte: archdaily.com.br

    Comentários